quem somos | serviços | clientes | cadastro de currículos | vagas oferecidas | contato



Atualize
seu currículo!
seu CPF:

data de nascimento:
(formato dd/mm/aa)





Ainda não está cadastrado?

Clique aqui
e cadastre-se!





Cadastre
sua
vaga!



Principais perguntas de uma entrevista.

A entrevista de seleção consiste em um processo determinante para a contratação de um profissional. Para que você obtenha sucesso é importante conhecer as principais "armadilhas" de uma entrevista. E como superá-las. Para ajudá-lo, selecionamos os mais freqüentes questionamentos dos selecionadores e as respostas esperadas. Confira:


1. Quais são seus objetivos em curto prazo?
Esta pergunta busca uma resposta específica e é esperado que o candidato atenha-se somente aos aspectos profissionais. Através desta pergunta, pode ser observado o dinamismo, a capacidade de planejamento, disciplina e capacidade de síntese de um candidato, através de metas a serem alcançadas e as formas pelas quais o candidato vai fazer para alcança-las.


2. Quais são seus objetivos em longo prazo?
É esperado que o candidato fale em termos profissionais, sendo bem objetivo: ser diretor de engenharia, gerente-geral ou algo similar. Mostre também que traçou metas, pretende fazer cursos, MBA e idiomas. É recomendável não se referir à vida particular. Também procura observar o dinamismo, a capacidade de planejamento, disciplina e capacidade de síntese de um candidato, através de metas a serem alcançadas e as formas pelas quais o candidato vai fazer para alcança-las.


3. O que você procura em um determinado emprego?
É esperado que o candidato ressalte seu interesse por desafios, envolvimento e chance para contribuir para a empresa. Averigua o grau de entusiasmo de um candidato.


4. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Busca situações nas quais o candidato desenvolveu trabalhos sob estes itens. É esperado que o candidato dê exemplos de situações vividas em seus trabalhos anteriores.


5. Por que devemos contratá-lo? Como você poderá contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa?
É importante que o candidato ressalte sua experiência profissional e sua capacidade em gerar resultados para a empresa, além dos cuidados com a vida pessoal.


6. Fale sobre resultados que tenha alcançado e que tenham lhe dado grande satisfação. Liste as maiores realizações em sua carreira ou em seu emprego atual.
Também busca situações nas quais o candidato desenvolveu trabalhos sob estes itens. É esperado que o candidato dê exemplos de situações vividas em seus trabalhos anteriores.


7. Quais são seus pontos fortes?
É observada a capacidade de auto avaliação do candidato. É esperado que o candidato fale de características universalmente desejadas, tais como entusiasmo, persistência, dedicação, criatividade, iniciativa (pró-atividade) responsabilidade e competência na área técnica.

8. Quais são seus pontos fracos?
Também averigua a capacidade de auto avaliação e também o dinamismo, pois o candidato deve citar algo profissional que pode ser melhorado. É esperado que o candidato responda como vai estar fazendo para melhorar seu ponto negativo.


9. O que você não gostava no seu emprego anterior? Por qual motivo você saiu (ou quer sair) da empresa?
Averigua o grau de discrição de um candidato. É esperado que o candidato jamais se queixe das empresas anteriores e que não aponte defeitos do emprego anterior.


10. Você poderia descrever alguma situação na qual seu trabalho tenha sido criticado?
É observada a capacidade do candidato em reagir sobre uma situação adversa. É esperado que o candidato diga que nas vezes que seu trabalho foi discutido, os erros foram assimilados e com isso o candidato aprendeu e cresceu.


11. Como você avalia a empresa que trabalha atualmente e as que já trabalhou?
É esperado que o candidato fale algo de bom. Por exemplo, que a empresa tem um bom produto e possui potencial para crescimento. Averigua o grau de discrição de um candidato.


12. Você tem espírito de liderança? Conte um fato que demonstre isso.
É importante que o candidato responda a essa pergunta com realizações do seu passado profissional.


13. Você contribui para o aumento das vendas, dos lucros? Como?
É fundamental que o candidato exemplifique com resultados e realizações.


14. Você ajudou a reduzir custos? Como?
Mais uma vez, é fundamental que o candidato exemplifique com resultados e realizações.


15. Descreva um típico dia de trabalho no atual/ último emprego.
É esperado que o candidato descreva um dia bastante ativo e tente mostrar alto nível de energia.


16. Que tipos de decisões são mais difíceis para você?
É observada a capacidade analítica de um candidato, além de sua lógica. É esperado que o candidato demonstre sua capacidade analítica e dizer que aborda o processo decisório de forma lógica, identificando as alternativas e as premissas da decisão.


17. O que você sente dificuldade para realizar?
É esperado que o candidato diga que enfrenta as necessidades de seu trabalho e que não escolhe o tipo de trabalho.


18. Com que tipo de pessoa você prefere trabalhar? Com que tipo de pessoa você encontra dificuldade para trabalhar?
Novamente, é esperado que o candidato não mencione nada de negativo e sim que diga que não há melhor ou pior pessoa para trabalhar junto. Há pessoas diferentes. Claro que sempre é bom trabalhar com pessoas bem humoradas e que gostem de lidar com pessoas. Mas que se adapta às necessidades do trabalho e que se relaciona facilmente, tanto com operários como com a diretoria da empresa.




Elabore seu CV

Que tipo de "baixinho" é valorizado?
 
Aguarde pelas próximas vagas!


quem somos | serviços | clientes | cadastro de currículos | vagas oferecidas | contato